Volta às aulas

Compartlhar:
Publicado em: 15/02/2017    Autor(a): Josiane Benedet
Volta às aulas

Nesta semana iniciou o ano letivo da rede municipal e estadual de ensino. Embora muitas escolas particulares tenham começado as aulas na semana passada, é a partir de agora que o trânsito fica mais intenso. Segundo a Secretaria de Trânsito – SETRAN, o fluxo de veículos deve aumentar 40% em Curitiba.

Veja as dicas do IPTRAN para você colaborar com a mobilidade urbana e fazer o seu dia a dia mais seguro, principalmente neste período de retorno das atividades escolares.

Atenção pais e responsáveis

O artigo 168 do Código Brasileiro de Trânsito determina que crianças menores de 10 anos sejam transportadas no banco traseiro do veículo e com os equipamentos de segurança específicos para cada idade, altura e peso. Quem desrespeita a Lei comete uma infração gravíssima, com penalidade de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,54.

– Até 1 ano o bebê deve ser transportado no bebê conforto, no banco de trás e de costas para a dianteira do carro.

– De 1 a 4 anos de idade as crianças devem ser transportadas em cadeirinhas.

– Entre 4 e 7 anos e meio as crianças precisam usar o assento de elevação, conhecido como buster.

– Dos 7 anos e meio até os 10 anos, sempre no banco de trás e com o cinto de segurança.

Lembre-se que todos os tipos de equipamentos devem ser instalados corretamente de acordo com as instruções do fabricante.

Se você estiver na condição de pedestre com uma criança, sempre segure-a pelo pulso, atravesse a rua na faixa e ao circular pela calçada mantenha a criança longe do meio fio.

Atenção motorista

Com o aumento do fluxo veículos nas ruas e concentração de pessoas no entorno das escolas nos horários de entrada e saída dos alunos, os motoristas devem ter ainda mais atenção.

– No perímetro escolar o limite de velocidade é de 30Km/h.

– Na faixa elevada, dê preferência ao pedestre.

– Não pare em fila dupla.

Respeite as leis e ajude a reduzir a violência no trânsito.